Foi Apenas Um Sonho

Ganhei uma promoção da blockbuster que me permite alugar filmes de graça por dois meses, e depois de três locações percebi que realmente me perco em dramas. Anticristo, O Amor nos Tempos do Cólera, e agora Foi Apenas um Sonho. Os títulos sugerem temas totalmente diferentes, mas os três, pelo menos em mim, causaram no mínimo 5 minutos de paralisia-e-contemplação-do-teto. Achei que Anticristo me causaria medo, que Amor nos Tempos do Cólera sono, e que Foi Apenas um Sonho era só mais uma história de amor. Mas eu devia ter previsto que o reencontro de Jack e Rose seria mais que isso. E foi.

Frank é gerente em uma empresa que odeia trabalhar. April é aspirante a atriz mas logo no começo do filme seus planos são frustrados. Eles e seus filhos se mudam para a uma casa em Revolutionary Road e o filme passa todos os conflitos ali existentes, os quais se eu comentar, não poderia passar uma impressão tão perfeita como o filme. E tem o John. O filho com problemas mentais da senhora que alugou a casa para a familia de Frank e April. Não dá pra dizer que ele é excêntrico, porque ele passa desse limite com folga. Ele é sincero.

Os diálogos são intensos, e o filme tem densidade. Não tem momentos de emoções extremas. E também não tem muita história. É um drama feito com perfeição. Por que nós trabalhamos no que não gostamos? Talvez a resposta não seja a mais correta, mas no caso de Frank o motivo é simpes. Porém quando aparece April com seus planos para que Frank descubra o que realmente quer fazer, Frank percebe que talvez possa encontrar algo em que seja bom.

O comportamento diverso dos dois em relação a vida é o resumo dos seus problemas. O filme não funcionaria tão bem se não tivesse três ótimos personagens e atores: Frank, April e John. Fazer o papel de linda e apaixonante não dever ser difícil para a Kate Winslet, mas quando sua personagem começa a ser ela mesma, Kate me ganha. Eu vi um filme bem amarrado, com laços bastante discretos, como os vizinhos, e a secretária, que surgem apenas como catalisadores para o que precisava acontecer.

O título, o pôster, o par, tudo levava a crer que Foi Apenas Um Sonho seria mais um filminho bobo de 90 minutos e final previsível. Trata-se, na verdade, de um belíssimo drama sobre perdas e danos que dura 120 minutos e que não tem um final previsível, e sim um final tão bem construído que dificilmente alguém vai ter coragem de reclamar.

Anúncios

Um comentário em “Foi Apenas Um Sonho

  1. “-é preciso ter força de caráter para viver o que se sonha!” – April

    ui,até parece que foi p/ mim kkk, mas enfim, é um ótimo filme mesmo. Só não digo o mesmo de Anticristo, que pra mim é descartável. O Lars errou nesse aí. e O Amor nos tempos do cólera é tão fajuto em termos de montagem que chega a ser uma ofensa diante da obra prima que é o livro,mas enfim, ainda entretém e a trilha sonora é boa

So what?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s