Books around the corner

Algumas pessoas colecionam selos, pedras preciosas. Eu colecionava cartões telefônicos até que uma roommate vadia jogou eles fora. Recentemente queria completar o álbum da Copa, mas minha fraca paciência não permitiu.

Mas agora eu queria mesmo era colecionar dedicatórias de livros. E essa vontade apareceu depois que li uma das declarações mais lindas de amor que já vi, dedicatória de Gabriel García Márquez em Amor nos tempos do Cólera:

Para Mercedes, é claro.

E ontem eu adquiri mais uma peça preciosíssima para minha coleção. Está em “Crônicas de Nárnia – O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa”, e imagino que qualquer fã da série sinta a mesma coisa que eu quando ler a dedicatória de C. S. Lewis:

My dear Lucy,

I wrote this story for you, but when I began it I had not realized that girls grow quicker than books. As a result you are already too old for fairy tales, and by the time it is printed and bound you will be older still. But some day you will be old enough to start reading fairy tales again. You can then take it down from some upper shelf, dust it, and tell me what you think of it. I shall probably be too deaf to hear, and too old to understand, a word you say, but I shall still be

your affectionate Godfather,

C. S. Lewis

(Para Lucy Barfield:

Minha querida Lucy,

Comecei a escrever essa história para você, sem lembrar-me de que as meninas crescem mais depressa que os livros. Resultado: agora você está muito grande para ler contos de fadas; quando o livro estiver impresso e encadernado, mais crescida estará. Mas um dia virá em que, muito mais velha, você voltará a ler histórias de fadas. Irá buscar esse livro em alguma prateleira distante e sacudir-lhe o pó. Aí me dará a sua opinião. É provável que, a essa altura, eu já esteja surdo demais para poder ouvi-la, ou velho demais para compreender o que você disser. Mas ainda serei seu padrinho, muito amigo,

C. S. Lewis”)

Um comentário em “Books around the corner

So what?

