Noite na Taverna

Ao escrever em 1852 sua única peça, Macário, o poeta romântico Álvares de Azevedo não deu grande contribuição ao então nascente teatro brasileiro. Como bom poeta, Azevedo preocupou-se mais com a exposição de suas idéias do que com a construção de uma dramaturgia que veiculasse seu pensamento através da ação” – Camila agradece.

Essa falta de preocupação com a dramaturgia fez com que Álvares de Azevedo tomasse a iniciativa de me dar o melhor dos seus talentos (se é possível que ele ainda possuísse outro, com um tão cuidadoso e próprio já): sua escrita. Noite na Taverna vem à cena com personagens cuidadosos, todos eles, mas Claudius Hermann, Johann e Bertram são os vilões, se assim posso chamá-los, mais charmosos que eu já conheci. Hermann estabelece com Eleonora e seu ego, um respeitado trio de horrorshow, bem Laranja Mecânica mesmo (parece que não tem relação nenhuma as duas literaturas, e eu estou viajando mas como estou lendo elas no momento para mim elas estão íntimas entre elas mesmas). E Johann! Johann faz o que pode para expor os seus delírios com clareza, e também no fim, sua confusão. E se é para admirar, Bertram com seu espírito diabólico, ainda que a linguagem do século 19 colabore para deixar tudo ainda mais confuso, consegue expelir aos montes o seu brinde à morte.

Vale pela beleza indescritível.

*no ouvido #1: Klaxons – It’s Not Over Yet

On loop for days.

3 comentários em “Noite na Taverna

  1. Eu assisti uma montagem de Macário uma vez, mas não conheço muito mais das obras do autor. Valeu a dica.

  2. Eu nunca consegui ver a peça, sempre tem só no Rio. Quando tinha aqui em São Paulo eu era nova demais para me interessar.

So what?

