Dez

Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é zapear canal. Ficar trocando toda hora até achar alguma coisa que possa ser decente para se assistir. Desse jeito eu achei o programa do Ronnie Von, e agora achei o programa Dez, no Futura.

O programa é dividido em dez partes: dez conversas entre uma taxista de classe média no Irã e seus passageiros. Uma das conversas é com uma mulher que começa a frequentar a religião tradicional do Irã: o Islamismo, mas não entende bem porque. O engraçado é que ela não entende nada que cerca ela. Não entende nem o cara com quem deve casar.

Taxista: Da última vez você disse que ele era cheio de contradições.
Mulher: Ele é cheio de contradições. Terminou. Dizem que é o destino, é claro. Está tudo nas mãos do destino. Eu não entendo o destino. Não posso aceitar isso. ‘O que deve ser será’. Não.
Taxista: Você não pode colocar todas as esperanças em uma pessoa só.
Mulher: Porque?
Taxista: ‘Porque se atrasou? Porque isso… porque aquilo? Porque está no telefone?’. Vocês se agridem como psicopatas. Ninguém vive sem perder nada, porque você não pode perder?
Mulher: Ele diz que não daria certo. Não sei bem porque. O mais difícil para mim, é admitir que é difícil.

E então entra uma prostituta no carro.

[…] Taxista: Como é isso? Você não sente falta de fazer as coisas por amor, e não realizar apenas uma troca?
P.: Quem te deu esse colar a no seu pescoço?
Taxista: Porque?
P.: Vamos, me fala. (risos)
Taxista: Meu marido.
P.: Pois é.
Taxista: O que? Você quer dizer que também estou me vendendo?
P.: Não. Só quero que vocês vejam que tudo é uma troca. A única diferença é que vocês são atacadistas e nós varejistas.
A Taxista sorri.
P.: O que? Errei em falar que somos varejistas né? (risos)
Então ela desce.

Atualização: depois de dois anos (hoje 19/10/2012) descobri que Dez é um filme e não um programa, do diretor Abbas Kiarostami. Descobri porque li sobre o seu novo filme Um Alguém Apaixonado, que quero assistir na Mostra de SP 2012.

2 comentários em “Dez

  1. Não entendi, é realmente um programa ou foi um daqueles documentários?
    Como você zapeia a televisão? Fez ela pegar agora?

  2. Então, eu não sei, porque nunca tinha assistido. Na casa da Ingrid, minha outra casa e que ainda tem parabólica haha!

So what?

