E agora? Meia-Noite em Paris ou Annie Hall?


E depois de Whatever Works, Woody Allen está de novo nos cinemas e dessa vez eu consegui ver.

Woody Allen é meu diretor favorito desde que assisti Annie Hall. E só. De filmes assinados por ele, assisti apenas quatro e sim, estou contando Meia-Noite em Paris e Whatever Works. O que me encanta são esses filmes que não são filmes. Esse jeito de mostrar as coisas mais simples, de forma simples também. Não devia ser óbvio o que ia acontecer com aquele inseguro Allen que interpretava Alvy Singer? E do mesmo jeito, óbvio o lugar para onde o romântico Gil Pender iria? E ao mesmo tempo é difícilimo ver como essas coisas poderiam acontecer.

E não apenas isso, talvez o mais encantador seja mesmo a forma com que os personagens de Allen são cuidados com carinho para transmitir alguma coisa, nem que seja a simpatia e ao mesmo tempo a impaciência que se tem com os protagonistas, ou a raiva dos pseudointelectuais como Paul e o cara da fila atrás de Annie e Alvy em Annie Hall, ou até mesmo a vontade de abraçar uma Zelda Fitzgerald tão docemente louca.

Não quero contar muito sobre o filme até porque eu fui para o cinema sem saber muito bem o que ia ver e acho que isso só me deixou mais feliz com o resultado. Escolher entre Meia-Noite em Paris e Annie Hall não é fácil. Se for para escolher qual me divertiu mais, decididamente foi o primeiro, mas se for para decidir qual é a melhor declaração de amor, não é a feita para uma Paris inexistente, mas sim para Annie Hall.

* bem que eu notei que aquela professora parecia muito com a Carla Bruni

2 comentários em “E agora? Meia-Noite em Paris ou Annie Hall?

  1. Tá certo que eu não vi muitos filmes do Woody Allen, vi grande parte dessa nova safra de filmes dele que vão do regular ao ótimo, e como boa cinéfila eu já deveria ter visto os vários filmes clássicos dele, ainda vou tirar uma semana inteira para ver os mais de 40 filmes dele, quer dizer, acho que os 30 restantes dele que eu tenho que assistir KKKKKKKKKKKKKKKKKK. Pelo menos um dos filmes dos anos 70 dele eu assisti, o ótimo Tudo O Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar, que por sinal eu vi duas vezes. Mas faltam vários filmes como Annie Hall, Interiores, Bananas, Manhattan, entre outros.

So what?

