Fiquei bastante tempo sem escrever aqui, e não sei se por consequência ou se foi o motivo, mas passei bastante tempo pensando. E pensar demais, na maioria das vezes, faz mal. Faz mal quando você pensa sobre aquelas pessoas que você não gosta muito, que você não consegue tolerar e acaba criando para você mesmo motivos que tornam o seu comportamento com elas “justo”. Faz mal de um jeito bom quando você pensa em todos os erros que cometeu e te trouxeram aqui. Faz mal quando percebe que você pode mudar, mas o resto do mundo continuará o mesmo, e esse é o maior desafio.

Pensando muito também entendi o porque de escrever. Um amigo meu me disse que escrevemos “para que alguém leia”. Pensei muito sobre isso porque nunca senti que estivesse escrevendo para que alguém lesse, e vi que ele teria entendido também se tivesse continuado seu raciocínio. Segundo ele, escrevemos porque temos a necessidade de levar o que está dentro para alguém de fora, e então escrevemos para que alguém leia, mas talvez correto fosse dizer que escrevemos apenas porque temos a necessidade de levar o que está dentro para fora, não necessariamente para alguém. E talvez escrevamos exatamente para não ter que levar o que está dentro para alguém. Uma vez colocado no papel, não está só mais dentro de você, mas também não está entregue a alguém.

Além disso, concluí outras coisas, e percebi que  o pior mal que pensar muito faz é quando te faz enxergar que, para continuar, você vai precisar mudar o que até agora achava imutável. Às vezes parece que fazer alguma coisa é o lógico, que você tem que tentar fazer alguma coisa, dizer algo, já que para o movimento existir é necessário uma força.  Mas dessa vez o certo é continuar parada. Vai ser difícil mas torna mais fácil saber que eu tentei, que eu fiz de tudo e que se adiantasse eu faria mais.

Por agora, eu desisto.

So what?

